top of page

USP busca voluntárias para testar canabidiol contra dores endometriose Saiba como!

  • Foto do escritor: CanalNBS
    CanalNBS
  • 14 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

As voluntárias precisam ainda ter disponibilidade de participar de algumas consultas presenciais e coletas de sangue em intervalos de uma ou quatro semanas em Ribeirão Pret

ree

CANAL NBS


Testes sobre canabidiol contra dores. Se você tem mais de 18 anos, sofre de endometriose e se dispõe a participar de estudos experimentais, o momento é agora! A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) busca voluntárias mulheres que sofrem do mal e não melhoraram com o tratamento hormonal nem com a cirurgia.


As experiências serão realizadas a partir de análises do efeito do canabidiol, medicamento derivado da planta Cannabis sativa, na tentativa de diminuir a intensidade da dor da doença.

De acordo com os pesquisadores, as voluntárias interessadas precisam ter mínimo de 18 anos, diagnóstico de endometriose, dor significativa após uso de contraceptivos hormonais e ter feito cirurgia como tratamento para a doença.

Voluntárias

As voluntárias precisam ainda ter disponibilidade de participar de algumas consultas presenciais e coletas de sangue em intervalos de uma ou quatro semanas em Ribeirão Preto. Clique aqui para ler o anúncio da USP.

Durante as experiências, além das consultas e dos exames, as participantes serão acompanhadas por telefone ou e-mail e vão responder questionários on-line sobre a intensidade de dor e a presença de eventuais efeitos colaterais.

Para mais informações e pré-inscrição, envie um e-mail para ratochinskirodrigo@gmail.com

Estudos

As pesquisas serão conduzidas no chamado “estudo duplo-cego”: metade das voluntárias recebe o medicamento canabidiol e a outra metade recebe o placebo.

“O placebo é fisicamente idêntico ao medicamento, mas não tem o princípio ativo do medicamento”, afirmou o coordenador da pesquisa, Omero Benedicto Poli Neto, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP.

Segundo Omero Neto, finalizadas as primeiras nove semanas do estudo, os dados serão analisados e, caso o uso do medicamento mostre resultados satisfatórios superiores ao placebo e boa tolerância, as participantes do grupo placebo serão convidadas a receber o medicamento ativo no mesmo esquema que o outro grupo recebeu.

Endometriose

Na endometriose, as células do tecido que reveste o útero (endométrio) em vez de serem expulsas durante a menstruação se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

As causas da doença causas ainda não estão bem estabelecidas.

Mulheres que sofrem do mal sentem dor em forma de cólica durante o período menstrual, dor durante as relações sexuais, dor e sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação, fadiga, diarreia e dificuldade de engravidar.

Com informações da USP Ribeirão Preto



Comments


LOJINHA NBS.gif
bottom of page