Casa histórica de infância do AC/DC demolida por incorporadores imobiliários de Sydney: 'Lamentamos muito por esse descuido'
- CanalNBS
- 8 de jan.
- 3 min de leitura
Os desenvolvedores de Sydney pediram desculpas pela demolição da histórica casa de infância de Angus e Malcolm Young do AC/DC. Eles culparam um "descuido", alegando que nunca foram informados do significado cultural da casa.

A casa de infância dos fundadores do AC/DC, Angus e Malcolm Young, foi demolida por engano por desenvolvedores que afirmam não ter ideia do significado cultural da propriedade de Sydney.
Em 1965, a família Young mudou-se para a 4 Burleigh Street, no subúrbio de Burwood, no oeste de Sydney, depois de migrar da Escócia para a Austrália. No ano anterior, George Young conheceu Harry Vanda e formou o grupo de rock The Easybeats.

Seus irmãos mais novos, Malcolm e Angus Young, começaram o AC/DC na casa de Burleigh em 1973. A icônica roupa de colegial de Angus é baseada no uniforme da vizinha Ashfield Boys High School que ele frequentou. A roupa original do palco foi modificada pela irmã mais velha Margaret Young, cuja máquina de costura tinha duas configurações de energia: AC ou DC.
Um local importante da história do rock australiano, a casa Burleigh foi comprada pela Burwood Square Pty Ltd em fevereiro de 2023 por US$ 5,8 milhões. Mas a propriedade foi demolida nas últimas semanas - ao lado da 2 Burleigh Street - como parte dos planos para um empreendimento residencial de US $ 28,75 milhões.
O gerente geral da Burwood Square Pty Ltd, Leon Kmita, emitiu um pedido de desculpas por destruir a casa do AC/DC.

"Lamentamos que o proprietário anterior de longo prazo não tenha compartilhado essa parte vital do histórico da propriedade conosco", disse Kmita.
"Aprender sobre essa conexão depois que nossos planos já estavam em andamento nos chocou. Lamentamos genuinamente por esse descuido."
"Em nome da equipe da Burwood Square, quero transmitir nosso sincero pesar", continuou Kmita.
"Agora reconhecemos o quão profundamente este local ressoa com a comunidade AC/DC e os fãs em todo o mundo. Sentimos uma forte responsabilidade de honrar o legado do AC/DC e fazer as pazes com todos os fãs que têm essa banda em tão alta consideração.

"Embora não possamos mudar o passado, nos dedicamos a celebrar essa parte significativa de sua história."
Kmita disse que sua equipe estava "dedicada a fazer isso direito" e planejava recuperar materiais do local da demolição e homenagear a propriedade histórica, estabelecendo um "espaço especial" onde os fãs do AC/DC poderiam "se reunir para celebrar o legado duradouro da banda".
A propriedade de Burleigh foi adicionada à Lista de Casas Históricas do National Trust em 2013, mas isso não garantiu que fosse reconhecida como patrimônio listado ou "protegido pela legislação local ou estadual", de acordo com o Conselho de Burwood.

No ano passado, o Conselho de Burwood comemorou o endereço do AC/DC encomendando um mural próximo, da artista Claire Foxton, dedicado a Angus e Malcolm Young "localizado ao lado da 12 Burleigh Street, Burwood, a apenas alguns segundos a pé da antiga casa da família Youngs", dizia um comunicado na época.
Desde a demolição, o conselho rebateu as críticas de que deveria ter feito mais para proteger a casa.
"O Conselho de Burwood continua comprometido em encontrar novas maneiras de celebrar a família Young e a rica herança musical da área", disse em um comunicado.
Fãs nas redes sociais já expressaram indignação.
"Como isso acontece. Uma desgraça total", postou um membro do grupo do Facebook AC/DC Rock 'n' Roll Thunder. "Inacreditável fazer isso [com] um tesouro nacional", escreveu outro.
George e Malcolm Young morreram em 2017. Angus Young ainda está em turnê com o AC/DC, que no mês passado anunciou uma turnê 'Power Up' nos EUA e Canadá – tocando em uma série de estádios no exterior em abril e maio.
Há rumores de que eles poderiam anunciar seus primeiros shows australianos em uma década ainda este ano.
Comments